Ao chegarmos no final do período escolar, mesmo considerando alguns atrasos relacionados à pandemia da Covid-19, muitas empresas ofertam vagas temporárias e entre elas o chamado
estágio de verão.
Este tipo de estágio oportuniza o ingresso de estudantes dos mais diversos cursos e áreas, sendo que nos últimos dois anos o estágio para alunos de pós-graduação tem crescido entre empresas e órgãos públicos.
O estágio de verão é uma excelente oportunidade para estudantes iniciarem a carreira profissional, tendo condições de ganhar experiência em sua área de formação e com boas chances de prorrogação de seus contratos de estágio (até o limite de 2 anos) ou até mesmo a efetivação nos quadros da empresa.
Algumas destas vagas são remuneradas e podem ter bolsas de até R$2.500,00 + benefícios como transporte, alimentação e plano de saúde. Mas, uma grande maioria das vagas não possuem remuneração. Contudo, permitem ao estudante o ingresso no mercado e o início do desenvolvimento profissional como expressado anteriormente.
Para as empresas, o estágio de verão é uma excelente oportunidade de recrutar talentos e preencher futuros quadros da companhia e para os estudantes a importância está em adquirir novas competências e habilidades auxiliando na percepção sobre a função que quer exercer a partir do ganho de experiência.
Neste momento, as vagas de estágio remotas estão em alta, ou seja, o estágio poderá ser desenvolvido no formato Home Office, mas seguindo todos os parâmetros da lei vigente.
Para participar desta modalidade de estágio, o estudante deve possuir idade superior a 16 anos, estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino e que tenha disponibilidade para estagiar jornadas entre 4 e 6 horas por dia. Os estágios de verão podem durar de 30 até 180 dias, mas com boas chances de prorrogação deste prazo. Tudo dependerá do desempenho do próprio estudante, afinal, ninguém quer perder um talento.
Percebeu-se que algumas empresas Multinacionais têm recrutado acadêmicos no Brasil para participarem de programas de estágio de verão em países da Europa e Ásia, principalmente. Além da aprendizagem prática, certamente esta experiência irá aprimorar ainda mais o conhecimento de um novo idioma e elevará o currículo do estagiário a outro nível.
Normalmente estas companhias buscam candidatos com o seguinte perfil:
Resiliência;
Espírito de Equipe;
Flexibilidade e capacidade de adaptação à mudança;
Comunicativo;
Motivado;
Capacidade de aprendizagem e autonomia;
Atitude proativa;
Preparo no campo digital.
Os cursos mais comuns para o estágio de verão são os ligados à Tecnologias da Informação, Gestão Administrativa e Relações Internacionais, Economia, Recursos Humanos, Arquitetura, Engenharias, Medicina, Genética entre outras.
Para encontrar estas vagas existem muitos sites especializados no tema, mas também, a maioria das Instituições de Ensino possuem um Setor de Estágios e poderá te auxiliar na busca destas oportunidades.
Outra dica, é se cadastrar no site da Super Estágios (www.superestagios.com.br), pois no início de 2022 milhares de vagas estarão disponíveis e assim que surgir a vaga, encaminharemos um convite para participação no processo seletivo. Tudo simples e prático.
Desejo a você leitor, um excelente e próspero 2022! Conte com a
Super Estágios e boa sorte!!!