Alguém sabe quem é o grande inventor do currículo? Chegou a hora de descobrir e culpá-lo ou agradecê-lo. O “currículo vitae“, que fazendo uma tradução quer dizer trajetória de vida, mudou bastante ao longo das centenas de anos que se passaram desde que Leonardo Da Vinci criou o primeiro currículo oficial em 1482. Isso mesmo, o primeiro CV foi criado pelo mesmo artista que pintou uma das obras mais famosas do planeta.
Originalmente, o CV foi usado como um tipo de carta de apresentação, agora é a parte mais importante de um processo de recrutamento. O currículo é um elemento de grande relevância para que você conquiste a vaga que almeja. Todas as informações que serão colocadas em um CV (Curriculum Vitae) devem ser verdadeiras e bem organizadas pois ele tem o papel de realizar um “Marketing Pessoal” a seu favor.
Afinal, o que de fato os recrutadores mais observam em um currículo?
O “objetivo profissional”, ou seja, qual o cargo que o profissional quer ocupar, “resumo das qualificações”, que em poucos parágrafos deve definir quem você é, e a “experiência profissional”, que fala sobre os cargos e empresas que você já passou e também suas principais responsabilidades e realizações nesses cargos.
Para conseguir entrar nesse tão competitivo mercado de trabalho, é preciso saber como fazer um bom currículo. A maneira como se organiza o currículo, poderá ser a chave da porta de entrada para uma entrevista, e te deixará cada vez mais perto daquela vaga dos sonhos. Porém, para fazer esse currículo ideal, é necessário muito mais do que você imagina, desde atenção aos detalhes, revisão gramatical, até uma pesquisa sobre a empresa, sobre a vaga, entre muitos outros aspectos importantes.
ALGUMAS DICAS VALIOSAS DE COMO FAZER UM BOM CURRÍCULO:
1 – Saiba o que a empresa espera
Ao invés de enviar um currículo padrão aos recrutadores, tente personalizá-lo ao máximo para a vaga pretendida e estude um pouco sobre a empresa, pois muito provavelmente o recrutador fará perguntas sobre a empresa.
2 - Menos é MAIS
Na sua apresentação é preciso ser objetivo e dizer muito com poucas palavras. A relevância de informações sobre você é o necessário para o recrutador saber quando o selecionar para uma entrevista. O menos é mais para isso: comunique tudo que tem ao seu respeito e que importe, sem sobrar ou faltar.
3 - Diferencial
É algo positivo e recomendável que suas atividades extracurriculares, caso haja, como natação, trabalho voluntário, iniciação científica ou projetos acadêmicos, estejam postos ali para o headhunter entender sua personalidade e como possivelmente se portará se contratado após uma entrevista.
4 - Formação e Experiências Profissionais
Essa parte é obrigatória! O que você fez/estudou das experiências mais recentes para as mais antigas. Apresentando o que fez, quando fez, e onde fez.
5 – Layout
Não carregue o corpo do currículo nem abuse de efeitos como negrito, itálico e sublinhado, o mesmo vale para os títulos.Escolha no máximo dois tamanhos de fonte, coloque o conteúdo com alinhamento e defina uma tipografia única para todo o arquivo. Um título pode ser combinado com uma fonte dois números maior, ou palavras em caixa alta combinadas com o uso do negrito ou do sublinhado.