A gestão cuidadosa dos estagiários pode beneficiar qualquer empresa que entenda a importância de formar colaboradores engajados e de alta produtividade. Eles, geralmente, são alunos ansiosos para trabalhar em um ambiente desafiador e compartilhar suas novas habilidades e insights.
Às vezes, os estagiários são jovens que terão na empresa, sua primeira experiência com um trabalho. Alguns assumem um papel mais passivo e atravessam o estágio estudando fluxos e processos, entendendo descrições de cargos e aprendendo funções básicas da atividade operacional. Outras vezes, eles têm expectativas e deveres substanciais a cumprir, para os quais a empresa os lidera e prepara.
Um aspecto crítico da gestão é alinhar a estrutura dos programas de estágio às intenções da organização. O supervisor deve entender quando a empresa considera os estágios, não apenas como uma experiência educacional remunerada, mas também como uma usina de talentos.
O gerenciamento bem-sucedido de um programa de estágios garante que tanto os estagiários quanto a empresa, entendam a natureza da relação e incentivem todos os membros da organização a tratá-los de forma justa.
Um bom plano de desenvolvimento deve ser colocado em prática. O supervisor deve procurar conhecer as características de seus estagiários e incluir atividades que permitam fortalecer suas habilidades e desenvolver as competências mais importantes para a função e para a empresa.
Além disto, é muito vantajoso definir um projeto que seja liderado pelo próprio estagiário, desde a idealização, passando pelo planejamento das atividades, do cronograma e suas métricas.
O supervisor tem um papel fundamental no acompanhamento e treinamento, mas é preciso entender que estagiários leais precisam de liberdade para criar e inovar. Eles querem descobrir novas maneiras de contribuir e, o mais importante, assumem responsabilidade pessoal e se sentem motivados quando entendem que são capazes de realizar aquilo a que se propõem.
É hora de ter conversas honestas, desafiadoras, autênticas, diretas e construtivas. Diálogos que estabelecem confiança e compreensão. Feedbacks formais que abram portas para o crescimento e para um caminho alinhado com as expectativas da empresa e do estagiário.
Uma coisa é certa, os melhores profissionais desde cedo aspiram trabalhar com líderes que investem no desenvolvimento e crescimento de seu time. Eles seguirão um líder a quem possam confiar. Neste ambiente favorável, eles se tornarão mais habilidosos na tomada de decisões, no gerenciamento de seus relacionamentos e no seu desempenho no trabalho.
As melhores ideias e avanços são o resultado da capacitação da equipe. A empresa deve preocupar-se em desenvolver seu pessoal, estabelecer metas altas, definir regras básicas, celebrar cada conquista, reconhecer o sucesso e desenvolver sua organização. Esse é um bom começo para cultivar o engajamento de um estagiário de talento numa equipe de alto desempenho.
Acesse o nosso site e confira mais de 2,5 milhões de talentos cadastrados!