Para estagiar, é necessário estar matriculado em algum curso, seja ele técnico ou superior, pois o estágio também tem como função complementar os estudos. Diferentemente do aprendiz, que não precisa necessariamente estar matriculado, uma vez que junto à jornada de trabalho, o aprendiz também faz um curso ministrado pela própria empresa que atua, voltada para área que ele irá trabalhar.
Outras diferenças entre estagiário e jovem aprendiz:
- Carga horária
Para o estagiário, a carga horária máxima é de 6h, enquanto a do jovem aprendiz é de 6h para quem ainda está cursando o fundamental, podendo ser estendida para 8h, caso ele já tenha concluído.
- Idade
O estagiário precisa ter mais de 16 anos e o aprendiz precisa ter mais de 14 e menos que 24 anos.
- Vínculo empregatício
Para o jovem aprendiz, o vínculo deve ser anotado diretamente na Carteira de Trabalho, já o estagiário não possui vínculo empregatício.
- Tempo de trabalho
Em ambos, o contrato pode durar até 2 anos. Caso queiram estender o prazo, o jovem deverá ser contratado pela empresa em definitivo.
Nos dois programas a dedicação é algo de suma importância. Alinhando a vontade de aprender, com o foco e determinação, você com certeza estará cada vez mais perto de ter uma carreira de sucesso. Por isso aproveite bem este período tão importante para o seu futuro profissional!