Você sabe qual a diferença entre QI (quoficiente de inteligência) e QE (quoficiente emocional)? Enquanto o QI mede e avalia habilidades cognitivas, com testes que em sua maioria possuem questões de cunho lógico-matemático e que se refere a competências racionais. O QE começa a mostrar a capacidade do indivíduo de lidar com as emoções.
Há estudos que mostram que 75% dos gerentes de contratação seriam mais propensos a promover um funcionário com alta inteligência emocional. No trabalho 64% das empresas emocionalmente inteligentes tem maior tolerância a riscos e o nível de fidelidade dos clientes cresce 40% vs 8% em relação a empresas que não são avaliadas como emocionalmente inteligentes.
É cada vez mais perceptível que há uma busca crescente pelo desenvolvimento da inteligência emocional, não só por pessoas mas também por empresas. Rafael Nunes, em um dos seus artigos, define inteligência emocional como: “habilidade de um indivíduo em reconhecer suas próprias emoções e gerenciar suas respostas em sociedade”. Ou seja, é levar inteligência para as nossas emoções, tornando o processo consciente e equilibrado.
De acordo com psicólogo Daniel Goleman, um dos grandes precursores nessa temática, existem 4 pilares da inteligência emocional dentro das quais estão 12 competências.
AUTOCONHECIMENTO: Relacionado ao que eu vejo e a competência pessoal. Capacidade de entender como eu funciono. É um pilar e também uma competência. Dentro deste pilar descubro quais são os meus gatilhos emocionais.
AUTO GESTÃO: Relacionado ao que eu faço e a competência pessoal. Como eu me gerencio, como lido comigo mesmo. Dentro deste pilar estão 4 competências: Gestão das emoções, adaptabilidade, orientação para a realização e otimismo. Aqui, já me conheço e consigo pensar melhor nas minhas decisões e ter assertividade.
EMPATIA: Relacionado ao que eu vejo e a uma competência social. Como eu vejo a posição do outro. Dentro deste pilar estão 2 competências: Empatia e consciência organizacional. Aqui, vejo o outro e a relação social nos grupos que convivo.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO: Relacionado ao que eu faço e a uma competência social. Como eu lido com o outro. Dentro deste pilar estão 5 competências: Influência, coach e mentor, gestão de conflitos, trabalho em equipe e liderança inspiracional. Me relaciono de forma satisfatória com os outros a minha volta.
Agora que já conheceu os pilares e as competências que os compõem, analise e determine quais deles você precisa fortalecer para potencializar sua inteligência emocional.
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