O exercício do compromisso, entendido aqui como a observância de obrigações entre duas partes, é um dos mais importantes valores que uma pessoa deve possuir a bem das boas relações dentro de uma sociedade.
A todo momento nos comprometemos com algo ou com alguém, seja em pagar contas, cumprir contratos, bem como respeitar encontros, horários e acordos em geral do dia a dia.
Também a observância dos compromissos é fundamental em um processo de contratação. É por si só um fator muitas vezes decisivo na inserção do mercado nas suas mais variadas formas. Tais fatores como, o compromisso com a vaga, com a participação em entrevistas, com o horário das mesmas bem como a apresentação pessoal, jogam um papel importante para se inserir no mercado e em específico, no mercado de estágios.
Entretanto, observamos com frequência a falta de responsabilidade não só de vários estudantes, aqui entendidos como pretendentes a vagas estágio, como também de empresas que não respeitam horários, funções e até em alguns casos, os perfis das vagas.
Não deixa de ser contraditório não só para aquele que busca uma vaga de estágio, não se comprometer com o que combinou, como também da empresa contratante não atender seus compromissos. Contraditório porque o mínimo que se espera de ambos é o melhor de cada um, de forma que a seleção possa focar em aspectos mais profundos como por exemplo, se o perfil psicológico do estudante se encaixa na vaga, ou ainda, nos valores da cultura organizacional da empresa. Quem quer contratar alguém que não se compromete com o básico, ou trabalhar em uma empresa que não tem compromissos?
Aos estudantes, se vocês quiserem não só deixar uma boa primeira impressão quando de uma entrevista, sugerimos fortemente que você tenha claro se quer participar de uma vaga de estágio. Não é problema e ao contrário, é legítimo não querer. Evite de todas as formas dizer que sim, agendar a entrevista e não aparecer pois isso causará uma péssima impressão a seu respeito. Lembre-se: da sua imagem pessoal é você quem cuida.
Caso esteja de acordo com a entrevista, compareça no horário combinado e com boa apresentação. Nada de roupas desalinhadas, palavreado simplório, e caso a entrevista for remota, escolha um local adequado, sem barulho e com câmera ligada. Diga sempre a verdade e explore atividades que você já tenha feito ainda que elas não tenham sido remuneradas. Não tenha nunca medo de falar sobre suas dúvidas.
Às empresas, se vocês quiserem causar uma boa impressão nos estudantes, cumpram o compromisso com horário. Evite demorar em entrar em contato com os estudantes para as entrevistas porque eles estão buscando outras vagas também, bem como em dar um retorno sobre o processo seletivo. É comum vermos empresas que abrem vagas de estágio e demoram semanas para entrevistar, causando angústia e falta de vontade dos estudantes em comparecer à entrevista.
Ninguém tem tempo a perder. Todos temos obrigações e compromissos diários a serem cumpridos e a inobservância de fatores fundamentais como os aqui relatados, levam a processos de recrutamento e seleção ruins para ambos os lados.
Engaje-se e cumpra com seus compromissos de recrutamento e seleção e todos sairão ganhando. Não tenho dúvidas que para além da boa impressão entre contatado e contratante, ganha-se tempo e consequentemente, produtividade.
As melhores vagas de estágio e os melhores estagiários estão na Super Estágios. Acesse
www.superestagios.com.br e confira!