Muito se discute atualmente quando o assunto é Mercado, sobre as dificuldades com as novas gerações que estão chegando às empresas. Geração Y, Millennials, Geração Z, e agora Geração Alpha. Os profissionais com mais de 10 anos de trabalho, relatam enorme desafio na gestão profissionais mais jovens. Que eles são imediatistas, impacientes, insubordinados, individualistas, superficiais, não comprometidos e por aí vai.
Em processos de recrutamento e seleção, luta-se para buscar e encontrar colaboradores que façam sentido aos valores da empresa ou das pessoas que os contratam. Vale buscar qualquer metodologia que ajude neste sentido.
O grande ponto é que precisamos refletir se o difícil é encontrarmos as pessoas que procuramos, ou se nos adaptamos aos tempos atuais e às mudanças.
Sempre achamos, ou tendemos a acreditar, que por ter mais tempo ou mais experiência de vida e de trabalho que temos, que o nosso ponto de vista é o correto. Fato é que, mais do que nunca, é necessário que tenhamos um desapego dos fatores que nos fizeram chegar onde chegamos.
Para evoluirmos, seja pessoal ou profissionalmente, é preciso que saibamos lidar com as mudanças.
Nesse contexto, a adoção de um programa de estágios, contratando jovens na sua maioria de primeira viagem, no que se refere a trabalho, não só ajuda no dia a dia, mas é estratégico para o presente e o futuro das empresas. Sobre o futuro, creio ser desnecessário explicar; quanto ao presente, como um estagiário pode fazer a diferença?
É meio lógico que um estagiário não vai ser o responsável por uma área ou por um projeto; tampouco ficar só digitalizando documentos. A grande sacada é que o estagiário vai permear a empresa com ideias novas, pontos de vistas diferentes, comportamentos, disposição e vontade de fazer a diferença no mundo, além é claro de habilidades inatas em ferramentas tecnológicas.
Todos os colaboradores que tiverem o privilégio do convívio com um estagiário, seja supervisionando, orientando, observando, ou simplesmente convivendo no mesmo ambiente, terão uma grande oportunidade de se atualizar, de entender e compreender melhor o presente e o futuro próximo.
Os estagiários provocam um processo constante de rejuvenescimento, forçando uma rápida adaptabilidade aos novos e cada vez maiores desafios. Portanto, contratar estagiários vai além de investir no futuro; é principalmente, sobre apostar no presente, de forma que as empresas estejam sempre antenadas e melhor preparadas para o hoje. Como disse Alvin Toffler, “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
Os melhores estagiários para sua empresa estão na
Super Estágios, contrate agora mesmo sem burocracia;
www.superestagios.com.br